domingo, 30 de janeiro de 2011

Lição 6 - 1º Trimestre 2011 A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA IGREJA 06 de Fevereiro de 2011


LEITURA BÍBLICA:   Atos 5.1-11
1 Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno 2 e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso. 3 Então Pedro disse a Ananias:
- Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Porque mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno? 4 Antes de você vende-lo, ele era seu, e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você mentiu para seres humanos – mentiu para Deus!
5 Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo. 6 Então vieram alguns moços, cobriram o corpo de Ananias, levaram para fora e o sepultaram. 7 A mulher de Ananias chegou umas três horas depois, sem saber do que havia acontecido com o marido. 8 Aí Pedro perguntou a ela: - Me diga! Por este preço que você e o seu marido venderam o terreno? - Foi! – respondeu ela. 9 Então Pedro disse: - Por que você e o seu marido resolveram pôr à prova o espírito do Senhor? Os moços que acabaram de sepultar o seu marido já estão lá na porta e agora vão levar você também. 10 No mesmo instante ela caiu aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido. 11 E toda a igreja e todos aqueles que souberam disso ficaram apavorados.

OBJETIVOS
Reconhecer que a disciplina é uma prova do amor de Deus.
Explicar a necessidade da disciplina.
Saber que todo ato gera uma consequência.
Mentir é um ato abominável que não agrada a Deus.
Doar com generosidade é dom de Deus.

INTRODUÇÃO
Ananias e Safira tinham o desejo de ter uma reputação semelhante à reputação de Barnabé (At 4.36,37), mas o casal não era dotado do mesmo caráter que ele. Enquanto os outros cristãos buscavam servir aos companheiros de fé, Ananias e Safira buscavam certo status para serem servidos.  Ananias e Safira acreditaram no Senhor Jesus Cristo, porém acabaram por sucumbir às tentações da ganância e do orgulho. Note que a palavra grega encher aqui, usada para denotar a ação de Satanás em Ananias e Safira, é a mesma palavra usada em At 4.8 para se referir ao enchimento do Espírito Santo. O termo significa o mesmo que tomar posse ou deter o controle. Os filhos de Deus que foram libertados de toda tirania de Satanás têm a habilidade para escolher o que ou quem eles desejam que os controle. Quando escolhemos praticar o pecado, nós abrimos uma porta a Satanás. A influência maligna que tentou Ananias e Safira a terem maus desejos e pensamentos foi eficiente porque os levou a mentirem contra o Espírito Santo.
1.  A DISCIPLINA E SUA NECESSIDADE.   
O desejo de ser louvado por generosidade (fingida) e o amor pelo dinheiro geraram o primeiro pecado registrado na vida da igreja. É uma advertência de que “de Deus não se zomba” (Gn 6.7). Compare esse juízo divino no começo da era da igreja com os juízos divinos contra Nadabe e Abiú (Lv 10.2), contra Acã (Js 7.25) e contra Uzá (2 Sm 6.7).
Disciplina. O conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembléia ou corporação; a boa ordem resultante da observância desses regulamentos: a disciplina militar. Submissão ou respeito a um regulamento. Cada uma das matérias ensinadas nas escolas.
O objetivo da disciplina é orientar e evitar que o erro torne a ser repetido. A falta de disciplina pode levar à morte (Pv 15.10).
Pitágoras, um filósofo e matemático grego, disse: “Eduque as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”.
Disciplinar é, antes de tudo, ensinar, para depois cobrar o que foi ensinado. Tem-se por objetivo evitar que um erro seja repetido (e isto se faz sem se passar tempo e demostrar amor!). Uma pessoa sem disciplina não consegue entender seus próprios limites, nem a consequência de seus atos. “O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que ama, a seu tempo, o castiga”, Pv 13.24.
A disciplina de Deus não permite que o crente viva em atos de libertinagem, já que o Espírito Santo o corrigirá todo o tempo. Não menosprezes a Disciplina, pois isto mostra que estás sendo santificado em tua conduta.

2.  A OFERTA DE ANANIAS E SAFIRA
A origem do pecado de Ananias: Encheu Satanás o teu coração (v.3). O diabo não só lhe sugeriu o pecado e o colocou na cabeça, mas também o instigou firmemente que fizesse. Tudo que for contrário ao bom Espírito procede do mau espírito, e tais corações são cheios por Satanás nos quais a mundanalidade reina e tem ascendência. Certos estudiosos afirmam que Ananias era um dos que tinham recebido o espírito Santo e foi cheio dos seus dons. Contudo, tendo provocado o Espírito, este se retirou dele. Agora Satanás encheu o seu coração, semelhantemente o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e assombrava um espírito mau, da parte do Senhor (1Sm 16.14).
Ananias desmentiu o Espírito Santo que nele estava. Esta é a opinião do Dr.Lightfoot ao supor que Ananias não era um crente leigo, mais um ministro, um dos cento e vinte que receberam o dom do Espírito Santo (pois ele é mencionado imediatamente depois de Barnabé). Todavia, ele ousa, por dissimulação, desmentir e envergonhar esse dom. Outra sugestão é que tinham vendido suas propriedades e depositado o dinheiro aos pés dos apóstolos, o fizeram por impulso especial do Espírito Santo, o qual os capacitou a agir de modo tão grandioso e generoso.
Ananias desmentiu o Espírito Santo que estava nos apóstolos, a quem ele levou o dinheiro. Ele deturpou o Espírito pelo qual eles eram movidos, quer por suspeita de que eles não seriam fiéis na distribuição das ofertas confiadas a eles (pensamento infame, como se eles fossem falsos à responsabilidade assumida), ou por certeza de que eles não descobriram a fraude. Ele desmentiu o Espírito Santo quando, pelo que fez, teria pensado que os que são dotados com os dons do Espírito Santo podem ser facilmente enganados com outros. Foi o que pensou Geazi, a quem seu senhor o convenceu do erro por esta palavra: Porventura, não foi o contigo meu coração? (2 Rs 5.26).
Os que fingem ter a inspiração do espírito, enganando a igreja com suas próprias fantasias, seja de opinião ou de prática, que afirmam que são movidos pelos céus quando na verdade agem por orgulho, cobiça ou simulação de poder, desmentem o espírito Santo.

3. O EXTREMO DA DISCIPLINA
Ananias morreu imediatamente: Ananias, ouvindo estas palavras (v.5), emudecido, no mesmo sentido que ficou sem fala aquele que foi acusado de adentrar a festa de casamento sem a roupa nupcial (Mt 22.12). Nada teve a dizer em sua defesa. Mas isso não foi tudo. Ele foi atacado de mudez, na presença de uma testemunha, porque foi ferido de morte: Ele caiu e expirou. Ao que parece, Pedro não intentou nem esperava que a morte sobreviesse a Ananias após proferir aquelas palavras. Mas é provável que intentasse e esperasse que Safira, a esposa de Ananias, morresse, pois lhe falou especificamente  de morte (v.9). certos estudiosos entendem que um anjo feriu Ananias, matando-lhe, como sucedeu  com Herodes (cap. 12.23). E talvez, quando permaneceu sob a convicção de ter mentido ao espírito Santo, a lembrança da imperdoabilidade da blasfêmia contra o Espírito Santo (Mt 12.31) o golpeou como um punhal no coração. Veja o poder da palavra de Deus que havia na boca dos apóstolos. Como para algumas pessoas era cheiro de vida para vida, assim para outras era cheiro de morte para morte (2Co 2.16). Como há aqueles a quem o evangelho justifica, assim há aqueles a quem condena. Este castigo de Ananias pode parecer severo, mas estamos certos de que foi justo.
O castigo tinha o propósito de preservar a honra do Espírito Santo, que fora recentemente derramado sobre os apóstolos para estabelecer o reino do evangelho.
Pedro profere o destino de Safira: Eis aí à porta os pés (talvez ele tivesse ouvido os passos se aproximando ou soubesse que os jovens não estavam longe) dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti (v.9). Como Adão e Eva, que concordaram em comer o fruto proibido, foram expulsos juntos do paraíso, assim Ananias e Safira, que concordaram em tentar o Espírito do Senhor, foram afugentados juntos do mundo.
A própria sentença se executa a si mesma. Não houve necessidade de executor, pois um poder mortal apoiou a palavra de Pedro, como acontece às vezes com o poder curador. O Deus, em cujo nome o apóstolo falou, mata e faz viver, e da sua boca (neste momento, Pedro era sua boca) sai o mal e o bem (Dt 32.29; Lm 3;38). E logo Safira caiu aos seus pés e expirou (v.10).
De nada adianta tentarmos enganar a liderança da Igreja, pois ela é conduzida pelo Espírito Santo, o qual, através de sua Onisciência, contempla todas as coisas. Se não somos castigados, imediatamente, pelos graves erros que cometemos, é porque Ele espera o nosso arrependimento.

CONCLUSÃO
Veio sobre os que tinham se unido à igreja um grande temor de Deus e seus julgamentos e também uma reverência maior pela dispensação do Espírito na qual agora se encontravam. Não foi um desalento ou coibição à alegria que tinham, mas lhes ensinou a serem sérios na alegria e se alegrarem com tremor. Depois destes acontecimentos, todos os que depositaram o dinheiro aos pés dos apóstolos tinham temor de reter qualquer parte do preço.
A morte fulminante desse casal deve levar cada crente a refletir seriamente sobre a Igreja de Cristo. Os que trilham pelo mesmo caminho, e a justiça divina ainda não veio sobre ele, é porque Deus está dando a oportunidade para o arrependimento. A porta ainda está aberta. Que o Senhor possa livrar o seu povo dessa hipocrisia!

Pesquisado e Elaborado: Ev. Junior França - E-mail e MSN: junior.franca1@hotmail.com  Fones: (85) 3226-2753(Igreja)ADBV. Cel.(85)8884.4401
Referência Bibliográfica: Ensinador Cristão, Lição da Escola Dominical, Bíblia Pentecostal, Aplicação Pessoal, NVI, DAKE e NTLH, Examinem as escrituras – J. Sidlow Baxter; Comentários Bíblicos, Manual Bíblico SBB, Pequena Enciclopédia Bíblica e Dicionário Bíblico Wycliffe e outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário